-
Arquitetos: CODE: arkitektur
- Área: 850 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: PV panels, Sunnfjord Betong, Sunnfjord Industri
Descrição enviada pela equipe de projeto. O local é conhecido como Utsikten (“A vista”) e é um lugar natural para apreciar a paisagem quando se sobe a montanha Gaular ao longo da costa ocidental da Noruega. Para aqueles que fazem a caminha pela montanha, o local oferece uma vista repentina e surpreendente de uma paisagem majestosa. Por outro lado, para os que percorrem desde abaixo, o Utsikten constitui o vértice sempre visível da subida, elevando-se através de uma série de curvas muito fechadas.
O projeto de CODE em Utsikten é uma plataforma de concreto grande e triangular localizada justo ao lado da rodovia. A plataforma é de 80 cm de espessura, mas parece apoiar-se levemente sobre o terreno com esquinas levantas em forma de alas que se sobressaem ao exterior e para cima. De maneira similar a uma toalha de piquenique, a estrutura é disposta de forma ordenada a fim de criar o entorno adequado para uma refeição. A plataforma de concreto em Utsikten foi desenvolvida para criar um entorno adequado para um descanso no percurso. Os carros sobem por todo o caminho até o mirante e os visitantes podem mover-se entre as esquinas para experimentar a paisagem espetacular a partir de vários ângulos.
A fim de garantir uma boa implantação para o projeto e explorar as diversas qualidades do terreno, os arquitetos esboçaram o conceito de acordo com a escala do local. Com ajuda de uma grua e cordas, a estrutura foi construída como um modelo de arame em vários ciclos antes de ser finalmente transferida a um modelo 3D e desenhos.
O trabalho na construção de concreto se tornou bastante difícil devido à localização da montanha, a geometria complexa e as altas exigências de qualidade. A fim de estarem tão preparados quanto fosse possível, os diferentes atores envolvidos no projeto de construção primeiro participaram de um "ensaio da obra" criando grandes setores da plataforma, objetivando assim a fomentação de experiências comuns e a qualidade para garantir as opções e abordagens propostas.
A plataforma finalizada aparece como um objeto independente, geométrico e preciso na paisagem. Os materiais e a tecnologia são familiares e robustos, enquanto a forma é majestosa. Com o tempo, o concreto adquirirá vegetação natural e sua cor se aproximará a das ladeiras das montanhas circundantes. As varandas foram feitas com tubos de aço espessos como uma costura visível ao longo das bordas e relevos da plataforma, com redes estendidas semi-transparentes. O concreto inclui superfícies que trituradas e misturadas com areia ou revestidas a fim de acentuar a forma da estrutura e as divisões por áreas. Os cantos levantados contem orifícios e relevos que proporcionam espaços para estar sentado ou permanecer em pé, acesso aos banheiros e saídas ao terreno, que também servem como saída para a água da chuva acumulada na plataforma. Durante o tempo chuvoso, também é possível buscar refúgio sob estas extremidades.